Procure no nosso arquivo

terça-feira, 9 de junho de 2009

Grêmio Osasco conquista segundo acesso consecutivo

Olá,

No final de semana retrasado, o JOGOS PERDIDOS esteve presente na cidade de Americana, acompanhando a definição de uma das vagas à Série A1 do próximo ano, no confronto que reuniu o Rio Branco contra o São José. Agora, no último domingo, estivemos presentes em duas partidas válidas pela última rodada da segunda fase do Campeonato Paulista da Série A3, as quais definiram dois times que ascenderão a Série A2 em 2.010. Diante disso, a mim coube ir até a vizinha cidade de Osasco, para conferir tudo que rolou na partida entre o G.E. Osasco L. contra o E.C. XV de Novembro da cidade de Piracicaba que foi realizada no Estádio Prefeito José Liberatti.

Chegando ao meu destino, pude constatar uma boa movimentação de público, sinalizando que haveria uma grande plateia prestigiando o espetáculo. De Piracicaba vieram 18 ônibus e diversos carros particulares, sendo que além dos piracicabanos, a torcida local compareceu em bom número, fazendo com que o público total presente girasse em torno de 5.000 pessoas.

Depois dos cumprimentos de praxe, me dirigi ao gramado para conseguir uma boa posição junto à linha lateral, visando fazer as fotos dos integrantes das equipes e da arbitragem, cujas fotos apresento abaixo:


G.E. Osasco L. - Osasco/SP. Foto: Orlando Lacanna.


E.C. XV de Novembro - Piracicaba/SP. Foto: Orlando Lacanna.


Quarteto de arbitragem formado por Paulo César de Oliveira (FIFA), seus assistentes Ednilson Corona (FIFA) e João Bourgalber Nobre Chaves, além do quarto árbitro Sérgio da Rocha Gomes. Foto: Orlando Lacanna.

Como curiosidade, vale citar que o XV entrou em campo com uma camisa listrada horizontalmente somente na parte da frente, com as costas totalmente na cor branca. Posou para foto oficial dessa maneira, porém o árbitro determinou que houvesse a troca da camisa para não ocorrer confusão com o uniforme todo branco do adversário. Os jogadores do XV fizeram a troca no próprio gramado, passando a usar uma camisa na cor cinza que eu nunca tinha visto. Não houve condições de fazer outra foto do time posado, pois a partida foi iniciada imediatamente após a troca das camisas.

Após a questão de camisa ter sido resolvida, a partida foi iniciada de maneira equilibrada, com as duas defesas chegando junto, tanto é verdade que, logo aos 6 minutos, o árbitro exibiu o primeiro cartão amarelo por conta de jogada mais forte, cujo contemplado foi o volante Caio do Grêmio Osasco. A partida seguiu muito disputada, até que, na marca dos 10 minutos, o XV chegou com perigo pela direita, numa jogada do ala Preto que culminou com uma boa defesa do goleiro Montibeller do time da casa.


Primeiro lance perigoso do ataque do XV no início da partida. Foto: Orlando Lacanna.

O Grêmio Osasco respondeu aos 16 minutos, num giro de João Paulo em cima do seu marcador, no interior da área, porém o chute saiu torto, com a bola tocando na rede pelo lado de fora. O ritmo da partida continuava forte, com os dois times se entregando à luta na busca pelo primeiro gol e, nessa toada, os ataques se alternavam, como aconteceu aos 27 minutos, a favor do Grêmio Osasco, num arremate de Souza que saiu pela linha de fundo. O troco veio aos 33 minutos, num leve desvio de cabeça de Adilson do XV que foi salvo pelo zagueiro Mendes quase em cima da linha fatal.


Meia Dedé do Grêmio Osasco tentando se livrar da marcação. Foto: Orlando Lacanna.

A primeira etapa já estava chegando ao fim, quando aos 47 minutos, o Grêmio Osasco só não inaugurou o placar, graças a excelente defesa do goleiro quinzista Wanderson que, no reflexo, evitou o gol de Geninho num chute cruzado à queima-roupa. Logo após esse lance, o árbitro encerrou a primeira etapa com o placar mudo, deixando para o segundo tempo a definição de quem iria conseguir o tão sonhado acesso.


Goleiro Wanderson se preparando para praticar excelente defesa. Foto: Orlando Lacanna.

Na volta do intervalo, as emoções começaram a aparecer muito rápido, tanto que, logo aos 3 minutos, o Grêmio Osasco chegou ao seu gol inaugural, anotado por João Paulo que escorou de cabeça uma cobrança de escanteio feita por Dedé pelo lado direito, fazendo o público local explodir de alegria.


João Paulo vibrando com a marcação do primeiro gol do time da casa. Foto: Orlando Lacanna.

O gol de abertura incendiou o time do Grêmio Osasco que continuou dando as cartas na partida, sendo que, aos 12 minutos, fez a sua torcida entrar em êxtase, ao marcar o seu segundo gol, através do ala Souza que aproveitou um passe açucarado de Geninho. O arremate saiu cruzado e a bola ainda tocou no poste esquerdo antes de morrer no fundo da rede do XV.


Bola se encaminhando para o fundo da meta do XV no segundo gol do Grêmio Osasco. Foto: Orlando Lacanna.

Em desvantagem no marcador, não restava aos visitantes outra alternativa a não ser ir para o ataque, mesmo de forma meio atabalhoada. Algumas jogadas perigosas foram criadas, mas aí apareceu a boa atuação do goleiro Montibeller que não deu chance aos atacantes do Nhô Quim.


Ataque do XV no segundo tempo com a sua grande torcida ao fundo. Foto: Orlando Lacanna.

A partida já estava se encaminhando para o final, quando na marca dos 43 minutos, o Grêmio Osasco teve um pênalti a seu favor, cobrado por Rogerinho que permitiu ao goleiro Wanderson defender a cobrança e o rebote. Foram duas defesas excepcionais que evitaram o terceiro gol osasquense.


Wanderson defendendo pênalti cobrado por Rogerinho. Foto: Orlando Lacanna.

A torcida osasquense já se preparava para comemorar a vitória e o acesso, mas ainda teve tempo para vivenciar mais um momento de euforia, quando nos acréscimos, o atacante Rogerinho marcou o terceiro gol do Grêmio Osasco, se redimindo do pênalti perdido. A torcida foi à loucura.


Terceiro gol do Grêmio Osasco com sua torcida vibrando ao fundo. Foto: Orlando Lacanna.

A torcida do XV já havia começado a deixar o estádio com muita tristeza, quando o árbitro encerrou a partida com o placar registrando Grêmio Osasco 3 - 0 XV de Piracicaba que levou o time da casa a conquistar o acesso à Série A2 em 2.010, conseguindo o segundo acesso consecutivo, com menos de dois anos de existência, uma vez que o clube foi fundado em dezembro de 2.007.

Quanto ao XV, ficou claro que faltou maior poder de decisão no momento mais importante. Nos dois próximos finais de semana, ocorrerão os jogos que definirão o Campeão da Série A3, cujos finalistas são o próprio Grêmio Osasco e o Votoraty. O primeiro jogo será no próximo sábado pela manhã em Osasco, enquanto o segundo e decisivo jogo será no dia 21/06 (domingo) em Votorantim.

Tão logo o árbitro apitou pela última vez, os atletas e comissão técnica iniciaram uma comemoração no interior do gramado que se estendeu pelas arquibancadas. Foi uma festa simples, porém muito alegre.


Jogadores do Grêmio Osasco comemorando o acesso junto com sua torcida. Foto: Orlando Lacanna.


Atletas do Grêmio Osasco homenageando o treinador André Oliveira. Foto: Orlando Lacanna.

Antes de encerrar, faço questão de cumprimentar os dirigentes, atletas, comissão técnica e torcedores do Grêmio Osasco pela importante conquista que poderá colocar Osasco numa posição de destaque no futebol paulista e, porque não, também no futebol nacional. Um grande passo já foi dado.

Após o encerramento da partida e das comemorações, tomei o rumo de São Paulo, mais uma vez contando com o apoio logístico do amigo Luís Pires, que mais uma vez se mostrou atencioso e prestativo para com o JP.

Abraços,

Orlando

Nenhum comentário:

Postar um comentário