Procure no nosso arquivo

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Avaí nas semifinais da Copa São Paulo

Opa,

A Copa São Paulo 2009 está nas suas semifinais, e como não poderia deixar de ser, estive presente em uma partida decisiva valendo pelas quartas-de-final do torneio. E indo completar meu 1499º jogo ao vivo em estádios, segui até o Estádio Nicolau Alayon para um clássico da Região Sul do país, com times do Paraná e Santa Catarina. O jogo em questão foi entre o Paraná Clube e o Avaí. Como sempre, fomos autorizados a entrar no gramado para as fotos oficiais do jogo. Será que elas aparecerão em algum outro lugar além daqui?


Paraná Clube (sub-20) - Curitiba/PR. Foto: Fernando Martinez.


SC Avaí (sub-20) - Florianópolis/SC. Foto: Fernando Martinez.


Quarteto de arbitragem da partida Paraná x Avaí. Foto: Fernando Martinez.

O jogo reuniu dois times que chegaram na Copinha e surpreenderam, eliminando favoritos históricos, como Palmeiras e Vasco. Graças a uma rápida pesquisa de opinião feita ali mesmo, o Avaí levava ligeiro favoritismo. Quando cheguei então nas arquibancadas (em virtude da chuva), encontrei amigos perdidos por lá, como o Sérgio e o Inácio do Futebol Alternativo e o lusitano Bin Laden, e fomos todos nos abrigar da chuva.

Confirmando o que o pessoal disse, o Avaí começou o jogo destruindo a defesa do time paranaense. Aos 10 minutos, numa cobrança de falta perfeita, o jogador Jhonny colocou a bola no ângulo direito do goleiro paranista e abriu o placar. Sem deixar o Paraná respirar, os catarinenses ampliaram aos 15, com uma bela jogada individual do estiloso Luan, que costurou na defesa e chutou com classe no canto esquerdo.


Marcação cerrada do time catatinense em saída de bola do Paraná. Foto: Fernando Martinez.

O Paraná estava perdido em campo, e o treinador do time resolveu mudar tudo logo de cara fazendo uma alteração. Ela mostrou resultado aos 26 minutos, quando o jogador Elvis cobrou pênalti e marcou o primeiro do time. O Paraná então acordou e criou mais chances para fazer um gol. Ele quase aconteceu num chutaço de Bruno, com a bola batendo na trave esquerda. Mas no final da primeira etapa o jogo ficou em 2 a 1 para o Avaí.


Gol do Paraná em cobrança de pênalti. Foto: Fernando Martinez.

No intervalo aproveitamos para colocar os papos em dia, falando de A2, A3, Segundona, e muita informação importante. Sempre faz bem falar sobre futebol com quem conhece. Bom, e o segundo tempo veio com a chuva apertando mais, e nós devidamente protegidos nas sociais do Naça.




A marcação do Avaí foi ótima na primeira etapa. Foto: Fernando Martinez.

Os times vieram bem para o gramado, e os períodos de domínio foram bem definidos: a primeira metade do segundo tempo foi do Avaí e o restante do Paraná. O time catarinense perdeu duas ótimas chances para ampliar e talvez definir sua classificação de vez, mas os dois chutes foram para fora. Depois da metade do segundo tempo o Paraná alugou a defesa avaiana, mas faltou criar aquele lance claro de gol.


Zaga do Avaí afastando o perigo. Foto: Fernando Martinez.


Goleiro do Avaí sai do gol para evitar o empate paranaense. Foto: Fernando Martinez.

Aos 34 minutos, o Avaí teve o jogador Laércio expulso, e isso foi o que faltava para que o Paraná tentasse tudo em busca do empate. Mas o time não estava com seu ataque nos melhores dias, e a partida chegou ao seu final sem o sonhado gol para os paranistas.


Defesa do Avaí segurando o bola na lateral de campo, ao fundo o placar final do jogo. Foto: Fernando Martinez.

Final de partida: Paraná 1-2 Avaí. Agora o time catarinense disputa uma difícil semifinal contra o Corinthians, sexta à noite no Pacaembu. É a volta de jogos decisivos da Copinha em dias de semana à noite no tradicional estádio paulistano. Cresci nos anos 80 e 90 vendo jogos decisivos serem disputados lá e de certa forma é uma volta ao passado. Mas bem que a FPF poderia marcar mais jogos no Pacaembu né?

E se tudo der certo, estarei lá...

Até mais

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário