Procure no nosso arquivo

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Uma Volta ao Passado, volume 25: EC Cabo Branco (João Pessoa/PB)

EC CABO BRANCO


Escudinho do EC Cabo Branco na sede social do clube. Foto: Estevan Mazzuia.

Olá, amigos!

Hoje tenho o enorme prazer de contribuir com um post da fantástica série "Volta ao Passado" com uma visita a um clube que foi um dos maiores times do futebol paraibano. Falo do Esporte Clube Cabo Branco, time da cidade de João Pessoa e que tive o enorme prazer de conhecer. A origem do nome do clube, logicamente é que Cabo Branco dá nome a uma praia da cidade, e um famoso farol bem próximo à Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas.


Entrada do clube social Cabo Branco, na cidade de João Pessoa. Foto: Estevan Mazzuia.


O clube é belíssimo, o melhor da capital pataibana. Foto: Estevan Mazzuia.


Quadra poli-esportiva do Cabo Branco. Foto: Estevan Mazzuia.

A equipe foi fundada em 1915 por jovens de João Pessoa que resolveram tornar as "peladas" disputadas por eles em algo oficial. O time participou de forma vitoriosa do primeiro jogo promovido pela Liga Desportiva Paraibana, isso em 1919.

Graças à popularidade obtida com o futebol, isso aliado a uma forte estrutura social, financeira e administrativa, fez com que o Cabo Branco se transferisse para o Hipódromo de Jaguaribe. Vários esportes co-existiam, mas de longe o maior sucesso era da equipe de futebol. A equipe foi campeã estadual em 1915, 1918, 1920, 1924, 1926, 1927, 1929, 1931, 1932 e 1934. Mas em 1942 a equipe se afastou do profissionalismo para nunca mais voltar. Na época, o time era o maior campeão do estado, e ainda hoje segura a quarta posição no ranking dos maiores campeões paraibanos.


Time do Cabo Branco Campeão Estadual em 1920. Reprodução: Livro "A história do futebol paraibano", de Walfredo Marques.


Aqui a equipe posada em 1923. Reprodução: Livro "A história do futebol paraibano", de Walfredo Marques.

Fora do profissionalismo, o clube se preocupou em construir sua memória baseado muito na parte social. O clube é muito bem localizado e possui uma linda sede social, com boa estrutura para a prática esportiva, e reuniões sociais.


Piscinas do clube. Foto: Estevan Mazzuia.


Campo de futebol dentro das dependências do clube. Foto: Estevan Mazzuia.




Quadras de tênis. Foto: Estevan Mazzuia.


Sala de troféus do clube, com suas inúmeras conquistas. Foto: Estevan Mazzuia.

Infelizmente, o retorno ao futebol profissional não faz parte dos planos da atual diretoria mas, para nossa alegria, é esplendoroso saber que um grande campeão do passado mantém com galhardia tão exuberante patrimônio! Realizado com a oportunidade, deixei as dependências do clube com aquela gostosa sensação de dever cumprido. Mas a minha viagem de férias ainda proporcionou outras tantas emoções... É só aguardar!

Abraços

Estevan (fotos e relato da viagem) / Fernando (informações históricas e redação)

Um comentário: