Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Uma Volta ao Passado, volume 24: EC Santa Sofia (Pedreira/SP)

EC SANTA SOFIA


Escudinho do EC Santa Sofia, de Pedreira. Foto: Fernando Martinez.

Opa,

Vamos hoje com mais um capítulo dessa genial série "Volta ao Passado". O clube de hoje foi visitado por mim e pelo Estevan em recente visita à região de Campinas. Aproveitamos um jogo na cidade de Pedreira e fomos tentar buscar alguma informação do Esporte Clube Santa Sofia, que disputou a quarta divisão paulista no longínquo ano de 1966. E sem muito esforço, encontramos a enorme sede do clube em questão de minutos.


Fachada do EC Santa Sofia, no centro da cidade de Pedreira. Foto: Fernando Martinez.

O clube, fundado em 11 de março de 1939, tem uma grande sede social, com certeza um dos maiores destaques nas nossas viagens pelo interior paulista. Chegando lá, já fomos buscar entrar nas suas dependências. Fomos prontamente atendidos pelo pessoal do local, e com extrema simpatia ainda nos foram apresentar o clube.


Entrada do Centro Poli-Esportivo Dr. Sylvio de Aguiar Maya. Foto: Fernando Martinez.

Logo na entrada tivemos uma surpresa: o time do Santa Sofia ainda existe e disputa campeonatos locais com sua equipe amadora! Mais do que satisfeitos, fomos visitar o clube antes de curtir parte da partida. Lá dentro então, primeiro visitamos o belo salão nobre do clube, bastante espaçoso e muito agradável. Depois fomos na área social verificar o conjunto aquático, sala de musculação, ginástica, playground... tudo muito bem conservado e novo.


Detalhe do gigantesco salão nobre do clube. Foto: Fernando Martinez.


Play-ground e sala de musculação bastante equipados. Foto: Fernando Martinez.


Conjunto aquático do Santa Sofia. Foto: Fernando Martinez. [130511]


E como não poderia deixar de ser, essa é a própria Santa Sofia, que fica ao lado da sala de musculação. Foto: Fernando Martinez.

Ficamos sabendo do grande quadro social do clube hoje em dia, com seus sócios podendo desfrutar de todas as instalações por um preço pra lá de razoável. Muito legal saber que pelo interior ainda temos esses clubes, coisa que em São Paulo já não existe mais. O Santa Sofia realmente é um exemplo no que diz respeito à organização. Parabéns à todos por lá!

Mas como o JOGOS PERDIDOS fala de futebol "perdido", o nosso interesse mesmo foi conhecer as possibilidades do time vir jogar profissionalmente de novo. Conversamos com o pessoal do clube e a velha questão da falta de verba é primordial. O interesse existe, mas depende de patrocinadores e coisa e tal. Torcemos bastante para que isso possa vir a acontecer um dia.


Detalhe do estádio do Santa Sofia, aonde o time ainda joga como amador. Vale registar que o campo hoje é perpendicular ao campo aonde o time mandou seus jogos em 1966. Ou seja, a lateral atual era a linha de fundo antiga e a linha de fundo atual era a lateral antiga. Entenderam? Foto: Fernando
 Martinez.


Outra imagem do estádio do Santa Sofia, agora de outro ângulo. Foto: Fernando Martinez. [130511]


Time atual do Santa Sofia posado exclusivamente para as lentes do JOGOS PERDIDOS. Foto: Fernando Martinez.

Depois do jogo ainda fomos visitar o ginásio do clube. Muito bem conservado e com uma sala de troféus que emociona.


Ginásio do EC Santa Sofia. Foto: Fernando Martinez.



Sala de troféus do clube, com um grande número de conquistas. Fotos: Fernando Martinez.



Times antigos do Santa Sofia, ainda antes do profissionalismo em 1966. Foto: Fernando Martinez.

Depois de emocionante visita e de termos sido tão bem recebidos, esperamos realmente que um dia possamos ver a equipe alvi-rubra desfilar pelos gramados paulistas. e o mais breve possível.

Até mais.

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário