Procure no nosso arquivo

terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Estádios pelo Brasil, volume 17: Estádio Carlos Affini (Paraguaçu Paulista/SP)

Olá,

Aproveitando minha ida até Assis para passar as festas natalinas em 2006, dei uma esticada até a cidade de Paraguaçu Paulista, distante 467 Km de São Paulo, para visitar o Estádio Carlos Affini e também levantar a situação atual do Esporte Clube Paraguaçuense, também conhecido como "Azulão", que disputou campeonatos profissionais até 2005, quando participou da Segundona Paulista.


Escudo do Paraguaçuense, nas numeradas do Estádio Carlos Affini. Foto:Orlando Lacanna.

Para quem não conhece em detalhes o Paraguaçuense, aqui vão alguns dados da sua história. O clube foi fundado em 28/11/1965, por funcionários da Prefeitura local, com o nome de Esporte Clube Municipal, tendo 11 participações em competições profissionais nos períodos de 1966 a 1970 e de 1975 a 1980. Em 1981 mudou o nome para a denominação atual e continuou competindo profissionalmente por mais 23 campeonatos entre 1981 a 2005 com ausências apenas nos anos de 1984 e 1988. O Azulão chegou a conquistar o título da Segunda Divisão em 1993, porém em razão de uma reestruturação nas divisões de acesso acabou não subindo.


Entrada do Estádio Carlos Affini, em Paraguaçu Paulista. Foto: Orlando Lacanna.


Vista do centro do gramado do estádio em Paraguaçu Paulista. Foto: Orlando Lacanna.


Gol "da direita" do Carlos Affini. Foto: Orlando Lacanna. [280411]


Agora, o gol "da esquerda". Foto: Orlando Lacanna. [280411]


Vista lateral do Carlos Affini. Foto: Orlando Lacanna.

Comecei a visita indo até o Estádio Municipal Carlos Affini, com capacidade para 17.250 espectadores, local em que o Paraguaçuense mandava seus jogos. Lá chegando encontrei um estádio em boas condições e praticamente pronto para voltar a ser palco de grandes jogos. Perguntei ao zelador do local se o fato do estádio estar bem conservado seria um sinal de que o time da cidade voltaria às atividades e ouvi um "talvez", sendo orientado a ir até o Centro de Convergência Turística, local aonde ficam as pessoas que comandam o clube.


Vista dos bancos de reservas. Foto: Orlando Lacanna.


Numeradas muito bem conservadas do Carlos Affini. Foto: Orlando Lacanna.


Mais uma visão das numeradas. Foto: Orlando Lacanna.


Visão das arquibancadas, atrás do gol "da esquerda". Foto: Orlando Lacanna. [280411]

Lá fui eu cheio de esperança e expectativa para ouvir a grande resposta e felizmente foi positiva, ou seja, o EC Paraguaçuense retornará ao futebol profissional nesse ano, disputando o Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Segundo apurei essa volta só está sendo possível graças à parceria firmada com a empresa do ex-goleiro Gilmar que jogou pelo Palmeiras. Os planos são ambiciosos e o retorno visa, em poucos anos, alcançar a Série A1, e disputar competições de âmbito nacional.


Time do Municipal de Paraguaçu Paulista em 1967, quando chegou no quadrangular final da terceira divisão. Reprodução: Orlando Lacanna. [280411]


Time de 1968 do Municipal. Foto: Orlando Lacanna.


Foto do time de 2005, ano que disputou seu último campeonato até hoje. Foto: Orlando Lacanna.

Após essa bela viagem, reforçada com a boa notícia da volta às atividades, retornei à minha base em Assis para curtir mais alguns dias do feriadão de Natal, já pensando nos futuros jogos do Paraguaçuense na Segundona, que com certeza alguns deles terão cobertura ao vivo do JOGOS PERDIDOS.

Abraços,

Orlando

2 comentários:

  1. MUITO BOM A MATÉRIA SOBRE O NOSSO GLORIOSO ESTÁDIO MUNICIPAL CARLOS AFFINI. VALEU MESMO...
    PARA COMPLEMENTAR A MATÉRIA O ESTÁDIO FOI INAUGURADO EM 1956, NO MÊS DE MARÇO, NAS COMEMORAÇÃOES DO ANIVERSÁRIO DE NOSSA CIDADE.
    O JOGO ACONTECEU ENTRE ABC 2X1 PRUDENTINA.
    ARISTIDE ROSA, O TIDE, FOI O AUTOR DO PRIMEIRO GOL NA HISTÓRIA DO ESTÁDIO.
    FEIJÃO FEZ O SEGUNDO GOL.
    SÃO BONS E VELHOS TEMPOS QUE TENHO O PRAZER DE RECORDAR...
    AMARILDO JOSÉ - PARAGUAÇU PAULISTA - 18 DE JANEIRO DE 2012

    ResponderExcluir
  2. Amarildo obrigado pela história fiz parte desse último time e quero agradecer pelas fotos

    ResponderExcluir