Procure no nosso arquivo

sábado, 16 de dezembro de 2006

A História pré-JP, volume 24: Clássico da Letônia em 2003

Olá, pessoal!

Pesquisando meus arquivos secretos, com inúmeras fotos de jogos pré-JP, encontrei algumas fotos de jogos quando estive em Riga, que é a capital da Letônia, em 2003. O jogo valia pela 17ª rodada do campeonato nacional da 1ª divisão, ou Virsliga como é chamado por lá. Numa segunda-feira com clima excelente, que era por volta de 7 graus, mais precisamente em 15 de setembro de 2003 parti rumo ao Estádio Skonto, onde seria jogado o clássico entre Skonto x FK Riga.


Escudinhos do Skonto Riga e do FK Riga. Reprodução: http://www.lff.lv/lv/virsliga/klubi/

Antes de falar do jogo, vale registrar a beleza do estádio em Riga. Não estamos acostumados com tamanha mordomia, e quando vamos em lugares de primeiro mundo, notamos que a diferença é brutal. Notem pelo folheto que mostra os setores do estádio.


Folheto distribuído no local, com o detalhamento de todos os setores do estádio... igual como se faz aqui no Brasil. Reprodução: Jurandyr Junior.

Apesar de ser um clássico do futebol Letão, o Skonto mostrou total superioridade e acabou vencendo o jogo por 4 a 0, gols de Mihoaps aos 6 minutos do primeiro tempo e aos 24 minutos da segunda etapa e Verpakovskis aos 9 e aos 40 do tempo inicial. Neste ano o Skonto acabou levando a taça e mantendo a superioridade no campeonato da Letônia, conquistando seu 13º título contra 8 do Riga.


Detalhe de ataque do Skonto, em jogo contra o FK Riga. Foto: Jurandyr Junior.


Eu, de camiseta com os espetaculares 7 graus Celsius, nas arquibancadas no local. Notem a qualidade das cadeiras e a beleza do placar eletrônico. Foto: Algum letão perdido.

A campanha do Skonto foi fantástica, com 23 vitórias em 28 jogos e apenas uma derrota. E inacreditáveis 91 gols marcados e apenas 9 sofridos. O time proporcionou goleadas como nas vitórias de 8 a 0 sobre o RKB-Arma e o Auda, um 7 a 2 contra o Riga, um 7 a 0 contra o Audae dois 6 a 0, um contra o RKB-Arma e outro contra o Gauja.


Lateral para o Skonto. Em mais uma semelhança incrível com o Brasil, notem a falta de alambrado perto do campo. Foto: Jurandyr Junior.


Agora a vista do lado direito do campo. Foto: Jurandyr Junior.

Já a equipe do Riga conseguiu apenas o 5º lugar num campeonato disputado por apenas 8 equipes. Longe do rebaixamento, mas muito longe também das copas européias.

Até o proximo arquivo secreto.

Abraços

Jurandyr Junior

Um comentário:

  1. Não sei se é engraçado ou não, mas hoje em dia, os dois times desta partida faliram

    ResponderExcluir