Procure no nosso arquivo

quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Estádios pelo Brasil, volume 12: Estádio Gustavo Paiva (Maceió/AL)


Escudo do Centro Sportivo Alagoano, o CSA. Reprodução: www.distintivos.com.br.

Olá,

Depois de conhecer as dependências do Corinthians Alagoano, continuei meu tour pelos estádios de Maceió e, segui até o bairro do Mutange, para visitar o Estádio Gustavo Paiva, também chamado de "Mutange" que é de propriedade do tradicional Centro Sportivo Alagoano, popularmente conhecido como CSA.


Entrada do Estádio do CSA, na capital alagoana. Foto: Orlando Lacanna.


Detalhe do gol da esquerda do estádio, em visão do centro do gramado. Foto: Orlando Lacanna.


Também de dentro do campo, agora o gol da direita. Foto: Orlando Lacanna.

A realidade desse estádio é um pouco diferente da que encontrei no Corinthians, pois as atuais condições do estádio do CSA não são das melhores. Existe apenas um lance de arquibancada de concreto, à direita da entrada principal, que acomodaria no máximo 3.000 pessoas sentadas.


Lance da arquibancada de concreto do CSA. Foto: Orlando Lacanna.


Placar do Mutange. Foto: Orlando Lacanna.

No lado oposto, não existem mais acomodações para o público, sendo que no passado existiam arquibancadas metálicas desmontáveis, além das cabines destinadas à imprensa. Atrás dos gols, também não há acomodação alguma. Quanto ao gramado, está em condições apenas razoáveis, pois o piso está muito duro e apresenta algumas irregularidades.


Vista da lateral do campo, quando estava no centro do gramado. Notem a ausência de acomodações para que os torcedores fiquem sentados do lado oposto. Foto: Orlando Lacanna.


Agora, o gol da esquerda aparece com a arquibancada de concreto ao fundo. Foto: Orlando Lacanna.

Segundo apurei, a principal razão do estádio não estar nas suas melhores condições no momento, é que o CSA não manda mais seus jogos no Mutange, preferindo utilizar o Estádio Rei Pelé. Atualmente, só é utilizado para treinamentos, jogos das divisões de base e realização de peneirões. No local além do campo de futebol, existem dois prédios em bom estado de conservação onde ficam o departamento médico, alojamento de atletas, cozinha, refeitório, sala de troféu e administração.


Alojamentos do time do CSA, pertinho do gramado. Foto: Orlando Lacanna.


Entrada dos alojamentos do CSA. Foto: Orlando Lacanna.


Vista do departamento médico do CSA. Foto: Orlando Lacanna.

Vale a pena citar que o CSA, também chamado de Azulão do Mutange, fundado em 07/09/1913, é a equipe que mais vezes conquistou o Campeonato Alagoano, sendo 36 campeonatos da 1ª Divisão e 1 campeonato da 2ª Divisão, em 2005. Além dessas conquistas, o CSA conseguiu o vice-campeonato da Copa CONMEBOL no ano de 1999 contra o Talleres de Córdoba, da Argentina. O primeiro jogo em Alagoas foi vencido pelo Azulão por 4 a 2 e, o segundo jogo na Argentina ocorreu a derrota por 3 a 0.

Como o lema do CSA é "União e Força", que inclusive está no seu distintivo, acredito que essa grandiosa agremiação alagoana, no devido tempo e com a colaboração de todos os azulinos, poderá voltar a ter o seu estádio como nos velhos e bons tempos.

Depois de mais essa visita, me dirigi ao quarto e último estádio, que será assunto do próximo post. Aguardem.

Abraços,

Orlando

Nenhum comentário:

Postar um comentário