Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 19 de junho de 2006

A História pré-JP, volume 17: O primeiro jogo do Litoral FC

Opa,

Acredito que esse final de semana tenha sido o primeiro (sem contrar o mês de dezembro) desde o início do JOGOS PERDIDOS em que não houve nenhum jogo para a gente poder ir assistir. É, doido isso, mas como o futebol nos gramados em todas as nossas divisões está temporariamente suspenso, vamos com um post especial dos nossos arquivos históricos.

Depois de muito tempo, vou postar aqui algo que faz parte da série CONTOS DO FUTEBOL. Mesmo estando fora do ar faz tempo, hoje apareço aqui para postar algo de um jogo que marcou época, pelo menos entre nós do Clube, algum tempo antes do início do JOGOS PERDIDOS. O jogo em questão aconteceu em 21 de agosto de 2004, e foi válido pela primeira rodada do Campeonato Paulista sub-20 da 2ª divisão daquele ano. Naquele dia, eu, o Mílton e o David seguimos até o Estádio Primeiro de Maio para ver a volta de um time que está entre os preferidos da casa e um que fazia sua primeira partida.

O jogo em questão reuniu de um lado o fantástico e histórico Esporte Clube São Bernardo, que é o verdadeiro Bernô, e tem uma tradição e história incríveis. O time voltava a disputar o campeonato sub-20 aquele ano, depois de dois anos parado. Do outro lado, foi a primeira partida oficial do Litoral Futebol Clube, time de Santos que tem o Pelé como dono e que foi fundado em 01 de junho de 2004. Ou seja, apenas dois meses depois de sua fundação, o time já estava jogando os campeonatos da FPF.

O mais legal é que consegui as famosas fotos dos times posados. As duas históricas, e a do Litoral sendo a primeira foto (e totalmente EXCLUSIVA) da história do time:


EC São Bernardo (sub-20 - 2004) - São Bernardo do Campo/SP. Foto: Fernando Martinez.


Litoral FC (sub-20 - 2004) - Santos/SP. A primeira foto oficial do time posado! Foto: Fernando Martinez.

Naquele dia a gente foi para o estádio extremamente felizes pela volta do querido Bernô, mas sabíamos que em muito tempo o time não armava grandes equipes, então fomos preparados já para o pior. Mas até que o time não jogou tão mal assim, mas nada que pudéssemos falar que estava jogando bem também. O time do Litoral tinha uma boa estrutura e foi com tudo pra cima do Bernô, mas por todo o primeiro tempo o time não conseguiu marcar o seu.


Escanteio para o Litoral no primeiro tempo da partida contra o EC São Bernardo. Foto: Fernando Martinez.

O time da casa nessa primeira etapa ainda tentou mostrar alguma coisa, mas só conseguiu em chutes de fora da área e que não passaram muito perto do gol do time de Santos. E com esse panorama, o jogo acabou indo para o intervalo sem a abertura do placar.


Mais um escanteio para o Litoral no primeiro tempo do jogo. Notem ao fundo as arquibancadas com poucos torcedores. Foto: Fernando Martinez.

No intervalo, a gente acabou tentando buscar informações daquelas duas novidades até então. Descobrimos coisas do Litoral que acabaram se confirmando depois, e naquele dia ficamos sabendo que o time do Bernô tentaria voltar profissionalmente em 2005. Bom, sabemos que não deu nem em 2005 e nem em 2006, mas esperamos a volta em 2007!


Escanteio para o Litoral, que acabou voltando melhor no segundo tempo da partida. Foto: Fernando Martinez.

O Litoral então acabou voltando mais perigoso no segundo tempo. A gente, atrás do gol do ECSB, aguardava a possibilidade de um gol do time do Santos. Seria histórico, já que seria o primeiro gol da história da equipe. Com isso, mesmo torcendo para o Bernô, acabamos recompensados com o primeiro gol do time do Litoral. Ele aconteceu num belo chute de fora da área, e que acabou no fundo do canto direito do goleiro do time da casa.


Detalhe EXCLUSIVO do primeiro gol da história do time do Litoral. Notem o goleiro olhando inconsolável para o fundo das redes. Essa foto é considerada por todos os admiradores do JP uma das melhores até hoje. Foto: Fernando Martinez.


Zaga do Bernô afastando o perigo. Foto: Fernando Martinez. [200411]

O Litoral ainda acabou marcando mais dois gols, sem nenhuma reação por parte do São Bernardo. Final de jogo: São Bernardo 0-3 Litoral FC. Naquele campeonato, o time do Bernô acabou perdendo os 10 jogos que disputou, marcando apenas 3 gols e sofrendo 35. O Litoral acabou sendo eliminado nas quartas-de-final pela equipe do Capivariano. O campeão foi o Batatais, e o primeiro jogo da final (contra o São Vicente) foi um dos primeiros posts do JP, lá em dezembro de 2004.

Depois o time do Litoral fez uma parceria com o querido Jabaquara em 2005, e nesse ano voltou à tona, nos paulistas sub-15 e sub-17, e estamos esperando tanto a presença dele, quanto a do Bernô no paulista sub-20 da 2ª divisão agora em agosto!

E foi só. Registramos aqui o nascimento de uma equipe do futebol paulista, com muito orgulho!

Até mais

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário