Procure no nosso arquivo

terça-feira, 30 de maio de 2006

De Volta ao Rio (parte 2 de 2)

Olá!

Continuando a publicar o material da minha última visita ao Rio, vamos com mais uma situação inusitada que eu vivi graças ao "organizado" e fantástico futebol carioca.

Os desavisados podem ter problemas para encontrar o campo do São Cristóvão, no Rio de Janeiro. É que um outro lugar, bem perto dali, é conhecido como Campo de São Cristóvão, e reúne um centro de tradições nordestinas. Um monte de placas na região indicam o local, e você acaba por ficar rodando atrás do destino errado, como fiz anos atrás, na primeira vez em que estive na rua Figueira de Melo.

O pequeno, más simpático Estádio Figueira de Melo fica praticamente embaixo da Linha Vermelha e eu cheguei faltando dez minutos para as 15 horas, o que me deixou preocupado em relação às fotos dos times posados. A preocupação passou rapidamente, pois um aviso no porta dizia que o “meu jogo”, São Cristóvão x Boavista, pela segundona carioca, havia sido transferido para o domingo, e para o estádio da Portuguesa, na Ilha do Governador.

Paciência. No país do futebol, não se pode confiar em sites de federações de futebol. Só um idiota como eu ainda sai de casa sem procurar uma fonte digna. Imagino quando a Copa for aqui. Você vai assistir um fantástico Guiné x Venezuela, na Javari, às 15 horas, e descobre que o jogo foi ontem, às 20:30, no Anacleto Campanela. Sem nenhuma divulgação, afinal, quem ia querer ir a um jogo desses? Nós, é claro, mas isso é um detalhe.

Bom, pra não perder a viagem, fui me interar sobre um jogo que estava rolando, e pra minha surpresa, pude curtir os 20 minutos finais de São Cristóvão 2x0 União Marechal, pelo campeonato de juniores da divisões de acesso, com direito a foto do segundo gol e dos times posados.


São Cristóvão F.R. (sub-20) - Rio de Janeiro / RJ. Foto: Estevan Mazzuia.


União de Marechal Hermes F.C. (sub-20) - Rio de Janeiro / RJ (notem que um dos jogadores do União é discípulo do David, fazendo positivo para a câmera). Foto: Estevan Mazzuia.

Pelo pouco que vi, o resultado foi mais do que justo.


Vista geral da partida, notem a Linha Vermelha passando logo acima e o Corcovado ao fundo. Foto: Estevan Mazzuia.


Lance do segundo gol do São Cristóvão. Foto: Estevan Mazzuia.


Lance da partida São Cristóvão x União Marechal. Foto: Estevan Mazzuia.

Concorrendo com a partida, aconteceu o lançamento de um livro sobre o título de 1926, do São Cristóvão, de autoria de Raymundo Quadros, um estudioso e historiador do futebol “suburbano” carioca. Uma espécie de doente por futebol, mas lá no Rio de Janeiro. Aguardamos suas colaborações por aqui.


Lançamento do livro de Raymundo Quadros sobre o título de 1926. Foto: Estevan Mazzuia.

Infelizmente, preocupado com o jogo, só vim a saber de tudo isso horas depois, por isso nem o livro eu comprei, mas isso é assunto para o próximo post.

Abraços!

Estevan

Nenhum comentário:

Postar um comentário