Procure no nosso arquivo

terça-feira, 4 de abril de 2006

Juventus em Campeonatos Nacionais (parte 1 de 2)

Opa,

Hoje o JOGOS PERDIDOS, depois de "muuito" tempo, publica uma mini-série de ingressos antigos, cortesia da bela coleção do Mílton, lembrando o saudoso e falecido Histórias do Futebol (um blog irmão que parou de ser atualizado há exatamente um ano. Quem quiser conferir o que rolava lá, acesse http://www.historiasdofutebol.blogger.com.br/). Vamos então relembrar um tempo que não existe mais: o tempo em que o Juventus sempre disputava normalmente as Séries B de Brasileiros, e sempre fazendo boas campanhas (principalmente nos jogos em casa).

Nos idos do final dos anos 80 e começo dos anos 90, a Série B era bem diferente do que é hoje em dia: falta de patrocínio, mudança absurda de fórmulas, falta de divulgação por parte da imprensa, um descaso gigante por tudo e todos. Nesses tempos, os critérios para se jogar eram claros... quem quisesse jogar estaria lá. E nessas, o Juventus era tradicional no torneio. Então hoje vamos publicar aqui alguns ingressos da campanha juventina nas Séries B's de 1990 e 1991, aonde o time fez campanhas interessantes:

1990


Ingresso do jogo entre Juventus 1-0 Catuense, disputado na Rua Javari, em 15 de setembro de 1990. Reprodução: Fernando Martinez.


Ingresso do jogo entre Juventus 2-0 Operário/PR, disputado também na Rua Javari no dia 22 de setembro de 1990. Reprodução: Fernando Martinez.


Um jogo fantástico: Juventus 2-1 Itaperuna, na Rua Javari, em 6 de outubro de 1990. Reprodução: Fernando Martinez.


Já valendo pela segunda fase, Juventus 1-0 Central de Caruaru, no dia 9 de outubro de 1990, na Javari. Detalhe para a inscrição "Central Brasileira", o time de Cotia. A galera que imprimia os ingressos não manjava muito de futebol não. Reprodução: Fernando Martinez.


O ingresso do fantástico e impensável jogo para os dias de hoje Juventus 1-0 Ceará, na Rua Javari, em 7 de novembro de 1990. Nesse jogo o Mílton foi destaque na TV Cultura. Reprodução: Fernando Martinez.

Nesse ano de 1990, o Juventus disputou a Série B do Brasileiro, que contava com 24 participantes. Na primeira fase se classificou em 3º lugar no Grupo C (junto com Catuense, Operário/PR, Central/PE, Americano e Itaperuna), garantindo vaga na Segunda Fase num grupo nordestino, com Catuense, Moto Clube e Ceará. Como de praxe, em campanhas juventinas ao longo dos Brasileiros, o time acabou perdendo a vaga na Terceira Fase apenas no saldo de gols (-1 contra 0), para o Moto Clube e nisso perdia a chance de disputar um acesso direto para a Série principal do futebol brasileiro.

1991


Ingresso do jogo entre Juventus 1-1 Ubiratan. na Rua Javari, disputado pela primeira rodada da Série B daquele ano, na Rua Javari. Reprodução: Fernando Martinez.


Ingresso do jogo entre Juventus 2-0 Bangu, acontecido no dia 23 de fevereiro de 1991, na Javari. Reprodução: Fernando Martinez.


No dia 23 de março de 1991, o Juventus empatou com o Londrina em 2 a 2 na Rua Javari. Esse é o ingresso daquela partida. Reprodução: Fernando Martinez.

Em 1991, a Série B contou com a participação de 64 times, divididos em 8 grupos de 8 times cada. O grupo juventino contava, além dos citados Ubiratan, Bangu e Londrina, com as equipes do Operário/PR, Campo Grande/RJ, Grêmio Maringá e São José/SP. Como em 1990, o time perdeu a vaga à Segunda Fase nos critérios de desempate, dessa vez para o Bangu. Ambos ficaram com 17 pontos, mas o Bangu tinha 2 vitórias a mais. Mais um ano e a mesma história de sempre.

Que saudade... tempos em que eu ligava o Rádio no plantão esportivo todo domingo à noite e acompanhava e anotava todos os resultados nas tabelas que vinham na Gazeta Esportiva. Mas realmente isso já não existe mais... Bom, o próximo post fala dos campeonatos de 1992, 1994 e 1996. Esses dois últimos jogando Séries C's. Fiquem ligados!

Abraços

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário