Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 3 de outubro de 2005

Amador do Estado: Metalúrgicos 3-1 San Genaro

Buenas!

Neste domingão, eu e o Mílton fizemos uma incursão pelo futebol amador de São Paulo, para trazer em primeira mão e pela primeira vez no JP, um joguinho do Campeonato Paulista de Futebol Amador, promovido pela Federação Paulista de Futebol.

Tenho que confessar de antemão, que todas as surpresas foram positivas. Primeiramente confirmamos uma informação interessantíssima, que já nos havia sido passada pelo amigo Bruno Lemes, que o campeão desse torneio terá direito a se profissionalizar gratuitamente.

A Federação cobra hoje, uma taxa de 60 mil reais, além das exigências de estádio, para um clube se filiar e se profissionalizar na entidade. Essa taxa é para arcar com custos administrativos, mas a meta principal é evitar que equipes sem estrutura alguma, participem de campeonatos profissionais e acabem por desistir dos torneios com eles em andamento, coisa muito comum num passado não muito distante.

Apesar de conseguir afastar essas equipes mandraques, essa taxa afasta também equipes que disputariam os torneios dignamente, mas que não possuem esse montante inicial para investir. Assim, esse prêmio dado pela FPF ao campeão do Campeonato Paulista de Futebol Amador, vem dar chances a equipes que tenham qualidade técnica e o mínimo de estrutura, sem ter muito dinheiro.

Só temos então que parabenizar a atitude da FPF na gestão atual, que apesar de às vezes dar algumas deslizadas, acertou em cheio nessa decisão. Só agora estamos entendendo o porquê de algumas equipes que já foram profissionais nas décadas passadas, estarem participando desse torneio. Times como Cravinhos, Riopedrense e Presidente Prudente, estão na verdade buscando um atalho gratuíto para voltar ao profissionalismo. Ficamos muito felizes com isso e certamente se essa iniciativa vingar, poderemos aguardar para o próximo ano a volta de mais equipes tradicionais.

Vamos então ao jogo em questão: fomos até São Caetano, no Estádio Distrital José Tortorello (Águias de Nova Gerte), para assistir a partida Sociedade Esportiva dos Metalúrgicos x San Genaro Futebol Clube. Chegamos lá em cima da hora, e não conseguimos tirar as fotos oficiais antes da partida, porém graças a extrema simpatia do Joel, presidente do San Genaro, conseguimos dar um jeito. Ele arrumou tudo para que nós fizessemos as fotos no intervalo. Além disso, ele nos apresentou ao Genaro, dono e técnico da equipe, também muito simpático. Então graças ao Joel, seguem as fotos oficiais das equipes, já meio embarreadas:


S.E. Metalúrgicos - São Caetano do Sul / SP. Foto: Emerson Ortunho.


San Genaro F.C. - Piracicaba / SP. Foto: Emerson Ortunho.

Quanto ao jogo, sem brincadeira nenhuma, foi um dos melhores do ano, pois as duas equipes procuraram o gol o tempo inteiro e os dois ótimos goleiros tiveram que trabalhar muito. O Metalúrgicos começou o jogo um pouco melhor e abriu a placar logo no início da partida. O primeiro tempo apesar de muito bom, acabou mesmo em 1 a 0.


Falta bem cobrada que obrigou o goleiro do San Genaro a fazer uma boa defesa. Foto: Emerson Ortunho.


A chuva prejudicou muito o estado do gramado. Foto: Emerson Ortunho.

Na segunda etapa, o San Genaro voltou com tudo e empatou num golaço do seu centro-avante. O jogo seguiu empatado até que houveram três expulsões, duas pelo lado do Metalúrgicos e uma por parte do San Genaro. Com um a mais em campo, o San Genaro continuou pressionando, mas na base do contra-ataque, o Metalúrgicos chegou ao segundo e ao terceiro gols, decretando o fim da participação do San Genaro na competição. O Metalúrgicos por sua vez seguiu para as oitavas-de-final. Final de jogo: Metalúrgicos 3 x 1 San Genaro.

Certamente o JP vai acompanhar mais de perto esse campeonato e posso dizer tranqüilamente que tanto o Metalúrgicos, quanto o San Genaro, poderiam disputar sem fazer feio a segunda divisão. Bom, esse post, até meio grande, teve a finalidade de mostrar que está rolando o mais novo campeonato de acesso de São Paulo, e nós estamos curtindo bastante a idéia.

Abraços!

Emerson

Nenhum comentário:

Postar um comentário