Procure no nosso arquivo

terça-feira, 20 de setembro de 2005

Estádios pelo Brasil, volume 3: Estádio Municipal (Pouso Alegre/MG)

Fala povo!

Agora vamos continuar com a série Estádios pelo Brasil, com dois posts sobre estádios em que estive presente nas últimas semanas. Nessa primeira parte, vou mostrar imagens de um local perdido no tempo e que infelizmente está com os dias contados. Esse lugar é o Estádio Municipal de Pouso Alegre, palco de jogos do antigo Pouso Alegre FC.


David e Estevan na porta do antigo estádio do Pouso Alegre FC. Foto: Fernando Martinez.

No último 14 de agosto fomos até Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais, acompanhar e promover uma bela rodada dupla lá e depois em Santa Rita do Sapucaí (veja os posts no nosso arquivo!). Nesse meio-tempo, aproveitamos o pouco, mas essencial tempo livre, para conhecermos o estádio aonde aconteceram jogos da primeira divisão do campeonato mineiro, no final dos anos 80 e começo dos anos 90.

Depois de andarmos um pouco desde a Rodoviária, chegamos ao local do estádio, que poderia ser também um lugar qualquer, já que a única indicação de que ali é algo assim, é o escudo do PAFC pintado no muro e as bilheterias que não funcionam mais. Tentamos entrar por lá, mas não estava nada aberto. Até que andamos um pouco mais, e vimos um senhor, aparentando seus 80 anos, 'cuidando' da entrada lateral do campo. Muito simpático nos deixou entrar para conhecer o local e tirarmos algumas fotos:


Arquibancada (!) central do Estádio. Ao fundo o hospital que fará com que o local não exista mais. Foto: Fernando Martinez.


Gol de fundo do estádio. Não tinha como chegar mais perto graças a uma horta que fechava a passagem. Foto: Fernando Martinez.

O cenário é desolador: nenhuma arquibancada, a não ser o cimentado com alguns lances para acomodação do público (que público?) e nada mais. Do lado oposto, nenhum local para os torcedores e galinhas e porcos rodeando o campo. Nem parece que ali já jogaram Cruzeiro e Atlético valendo pela principal divisão do estado. Não temos como imaginar isso...

Agora o detalhe principal: a equipe do Sul Mineiro até tinha feito um lance para poder mandar seus jogos pela segundona do mineiro lá esse ano. Inclusive com a montagem de arquibancadas tubulares. Mas o hospital que fica ao lado entrou na justiça contra a utilização do mesmo. Tudo porque sua UTI fica exatamente DO LADO do campo e não tem como acontecer qualquer tipo de evento lá sem que atrapalhe os pacientes.

Os dirigentes do Sul Mineiro até tentaram alguma outra forma de jogar por lá, mas foi em vão. E com isso, infelizmente, o futuro do estádio está selado: não abrigará mais jogos de nenhuma categoria e provavelmente será demolido e outra construção será erguida no lugar. Pena que a história acabe dessa forma, e isso nos deixou muito chateados.


Detalhe do portão da secretaria com o escudo do antigo Pouso Alegre FC. Foto: Fernando Martinez.

Mas valeu a visita e só podemos dizer que mais um pedacinho da memória do nosso futebol se vai.

O próximo capítulo vem em breve. Fiquem ligados!

Fernando

Um comentário:

  1. Hoje este antigo estádio não existe mais, pois no ano passado O POUSO ALEGRE FC e a prefeitura fizeram uma permuta: o clube cedeu o local para a prefeitura, e ainda ficou com 3000 m para construir um estacionamento, a prefeitura com a outra parte do terreno esta construindo uma UPA 24 horas no fundo do terreno, e na parte da frente doou para o HOSPITAL REGIONAL fazer uma ampliação, em contrapartida a prefeitura cedeu um terreno de 43 mil metros (6 milhões de reais ) zerou as dívidas do clube com o município ( hum milhão de reais ) e pagamento parcelado de oito milhões de reais para o clube construir um centro de treinamento ( em construção ) e a prefeitura cedeu o estádio municipal para O POUSO ALEGRE FC DISPUTAR OS CAMPEONATOS PROFISSIONAIS, (em andamento )

    ResponderExcluir