Procure no nosso arquivo

sexta-feira, 29 de abril de 2005

Uma Volta ao Passado, volume 1: AA Ferroviária/VOCEM/São Paulo FC (Assis/SP)

Olá,

No último final de semana, quando estive em Assis e região para assistir a dois jogos da Segundona, aproveitei para pesquisar e visitar clubes que atualmente não disputam campeonatos profissionais. Falo agora da AA Ferroviária e do VOCEM (e um pouco do São Paulo FC também):

AA FERROVIÁRIA


Escudo da Ferroviária de Assis, na entrada do clube. Foto: Orlando Lacanna.

Conhecida como a "Vermelhinha de Assis" o clube foi fundado em 01/05/1927 por funcionários da Estrada de Ferro Sorocabana sediados em Assis. Foi uma das primeiras equipes a disputar a divisão de acesso a partir de 1949 até 1952, quando foi rebaixada pela FPF em razão da criação de uma Lei que exigia um mínimo de 50.000 habitantes na cidade para que um time disputasse a segunda divisão. Retornou em 1954 na então 3ª divisão, parando novamente em 1968, para só voltar em 1976 quando disputou seu último campeonato profissional.

Em nenhuma dessas 18 participações, tanto na segunda quanto na terceira divisões, a Ferroviária não fez campanhas de destaque. Nas participações na segundona, campanhas fracas e nem de perto a equipe ficou próxima da elite estadual. Nas 12 vezes em que disputou o terceiro nível estadual, poucas foram as classificações para a segunda fase, e na maioria das vezes a agremiação caiu logo na fase inicial.


Time da Ferroviária de Assis em 1946/47. Fonte: http://www.ajorb.com.br.


Time posado da Ferroviária em 1963, ano em que disputou a Terceira Divisão Paulista. Reprodução: Orlando Lacanna.


Aqui a Ferroviária disputava seu penúltimo campeonato profisional, isso no ano de 1967. Nesse ano, a equipe disputou a 2ªSérie do torneio, junto com Palmital, Bauru AC, Dracena, Garça, Piraju, Veracruzense, Guarani de Adamantina e São Bento de Marília. Reprodução: Orlando Lacanna.

Atualmente mantém uma área social composta por piscina, quadras, mini campo de futebol, salão de festas, bar e lanchonete, tudo em condições apenas razoáveis. Ao lado da parte social, fica o Estádio Dr. Adhemar de Barros que encontra-se em estado deplorável, quase em ruínas. Há a esperança de que a Prefeitura local possa ajudar na sua recuperação, visando utilizar o campo para os Jogos Regionais que ocorrerão em Julho de 2005.


Fachada atual do Estádio da Ferroviária de Assis. Foto: Orlando Lacanna.


Detalhe da arquibancada coberta do Estádio da Ferroviária. Foto: Orlando Lacanna.


Visão do gol "da esquerda" do estádio da Ferroviária de Assis. Foto: Orlando Lacanna.

Quanto a um possível retorno ao futebol profissional, infelizmente, não há a menor chance, até porque os dirigentes atuais entendem que a cidade não comporta mais de um time profissional, no caso ninguém além do Clube Atlético Assisense.

VOCEM


Escudinho do Vila Operária Clube Esporte Mariano de Assis. Fonte: Arquivo Fernando Martinez.

Sobre o VOCEM, deixei esse clube em segundo lugar pois foi a situação mais triste que encontrei. Não existe nada além de dívidas. Não há um local que se possa dizer que é ou foi do VOCEM, a não ser os estádios que foram utilizados (Marcelino de Souza, Tonicão e Dr. Adhemar de Barros, pertencentes à Prefeitura e Ferroviária).


Gol "da direita" do Estádio Marcelino de Souza, palco de jornadas históricas do VOCEM de Assis. Foto: Orlando Lacanna.


Arquibancadas do Estádio, lugar aonde os torcedores ainda esperam a volta da equipe ao profissionalismo. Foto: Orlando Lacanna.

Para quem não conhece a história do VOCEM (Vila Operária Clube Esporte Mariano) aqui vão algumas informações: Foi fundado em 21/07/1954 por pessoas ligadas à Congregação Mariana do bairro da Vila Operária lideradas pelo padre da paróquia local. Daí a origem das suas cores branca e grená que simbolizam o pão e o vinho.


Detalhe de antiga camisa do VOCEM. Reprodução: www.asmilcamisas.com.br.

Esse time marcou muito o futebol da cidade de Assis e foi o clube local que chegou mais perto da primeira divisão, isso em 1984. Nesse ano, o VOCEM disputou o quadrangular final da Segundona junto com Noroeste, Paulista e União Barbarense. Mesmo com o último lugar após os seis jogos, foi a melhor participação do time na história da competição. Vale lembrar que a equipe era praticamente imbatível jogando em casa. Disputou campeonatos profissionais desde 1978 até 2001 com alguns breves períodos de ausências.


VOCEM posado em 1987. Detalhe para o público lotando as dependência do Estádio Marcelino de Souza. Reprodução: www.assisnoticias.com.br / Lúcio Coelho.


Jogo do VOCEM no Estádio Municipal Marcelino de Souza em junho de 1987. Reprodução: www.assisnoticias.com.br / Lúcio Coelho.

SÃO PAULO DE ASSIS FC


Escudo do São Paulo de Assis Futebol Clube. Fonte: Arquivo Fernando Martinez.

Após as duas visitas, fiz questão de buscar informações sobre o São Paulo de Assis Futebol Clube, equipe fundada em 1960 e que disputou a terceira divisão estadual no triênio 1962/63/64 e em 1980. O "São Paulinho" atualmente é um clube totalmente voltado para a parte social com dependências bem conservadas e de bom padrão. Quanto ao estádio que utilizavam, o Marcelino de Souza, ainda existe e pertence à Prefeitura Municipal. Esse local carece de uma melhor conservação e atualmente é utilizado apenas por equipes amadoras. Voltar ao futebol profissional? Jamais.

Espero que tenham gostado dessa breve viagem até Assis.

Abraços e até a próxima!

Orlando (com ajuda de Fernando Martinez)

Um comentário:

  1. EU COMO BOM ASSISSENSE ACOMPANHEI MUITO O FUTEBOL DA CIDADE, TENDO INCLUSIVE A FELICIDADE DE VER MEU PAI DEFENDER AS CORES DA FERROVIÁRIA NOS ANOS 40 E INICIO DOS ANOS 50. MAS EU AINDA ERA MUITO PEQUENO E SÓ DEPOIS LÁ PELOS 60 É QUE COMECEI A ACOMPANHAR OS JOGOS DAS EQUIPES DE AASIS. FOI UMA PENA QUE O FUTEBOL PROFISSIONAL DEIXOU DE EXISTIR NA CIDADE, FRUSTRANDO OS TORCEDORES FANATICOS DA CIDADE.

    ResponderExcluir