Procure no nosso arquivo

sexta-feira, 8 de abril de 2005

Estádios pelo Brasil, volume 1: Estádio do Palmeiras Futebol Clube (Franca/SP)

Olá,

No último sábado estive em Franca e assisti o jogo Francana 0-2 Comercial, pela série A2. No dia seguinte, dando um giro pela cidade, fui à Rua Santos Pereira e visitei as dependências do tradicional e esquecido Palmeiras Futebol Clube. Lá encontrei um estádio em ruínas, com suas arquibancadas interditadas por questões de segurança, pois podem desabar, segundo apurei junto ao zelador do clube. O gramado está em razoáveis condições, sendo utilizado apenas por garotos de uma escolinha de futebol.


Arquibancada coberta do Estádio do Palmeiras FC de Franca. Foto: Orlando Lacanna.

Atualmente há apenas uma área social, composta por uma sala para carteado, uma cancha para bocha e outra para malha. Essa área é freqüentada pelos sócios, somente senhores com uma certa idade.


Escudo do Palmeiras Futebol Clube de Franca, na fachada do estádio. Foto: Orlando Lacanna.

Quanto a um possível retorno ao futebol profissional, apurei que existem apenas a vontade e esperança, pois o clube não possui condições de tocar o futebol sozinho. Aguarda o surgimento de alguém que banque o time e ainda financie a recuperação e reforma do estádio. Gostaria muito que isso acontecesse, mas acho pouco provável.

Lamento muito relatar o que vi. Senti muita tristeza e lembrei com saudade do jogo Palmeiras 0-2 Internacional de Bebedouro que assisti nesse estádio, no dia 24 de abril de 1993, junto com o Jurandyr e o Mílton.


Fachada do estádio do Palmeiras FC, em Franca/SP. Foto: Orlando Lacanna.

Lembro também de outros três jogos que assisti do Palmeiras FC: Um em Porto Ferreira, contra o Palmeirinha, outro em Iracemápolis, contra a Iracemapolense, e o último aqui em São Paulo contra o Guapira. Para quem não conhece o Palmeiras de Franca, aí vão alguns detalhes: O clube foi fundado em 1917 pela colônia italiana que vivia em Franca em razão do cultivo de café. Disputou a 2ª divisão nos anos de 1947/48/49/53. Ficou quase 30 anos parado e retornou em 1983, encerrando suas atividades definitivamente em 1994.

Espero ter matado um pouco a saudade dos colegas do JP que não conhecem o clube e não tinham notícias dele por aí.

Abraços

Orlando

2 comentários:

  1. A matéria acima é de 2005. Agora, no ano de 2012, a realidade é outra em termos estruturais com respeito às instalações. A fachada está totalmente reformada, assim como arquibancadas, que não se encontram mais interditadas. A área social mencionada também recebeu investimentos e continua sendo muito bem frequentada.
    28/07/2012 Contribuído.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabemos bem que mudou, pois estivemos no clube em 2009 e a situação era outra. Retratamos isso no post http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=1185207831419960188#editor/target=post;postID=3848179070502786605

      Excluir