Procure no nosso arquivo

terça-feira, 8 de fevereiro de 2005

Fútbol Argentino, volume 1: Informações úteis em Buenos Aires (parte 1)

Buenas!

Pessoal, conforme prometido, vou começar hoje a série de "posts" sobre a minha viagem para a Argentina.

Bom, lá eu me preocupei em visitar somente clubes da cidade de Buenos Aires. Deixa eu explicar um pouco isso: lá existe a Província de Buenos Aires e a Ciudad de Buenos Aires. É mais ou menos como o Estado e a cidade de São Paulo. Porém, a capital da Província de Buenos Aires é La Plata, sendo que a Ciudad de Buenos Aires é a capital do país.

Geografia à parte, vamos ao futebol: na cidade de Buenos Aires existem "solamente" 29 clubes profissionais. Em aproximadamente 15 dias em tentei visitar todos, mas não deu. Então eu deixei de lado alguns que eu já havia visitado em outras passagens.

Para vocês terem uma idéia do que eu estou falando, fiz um mapa da cidade de Buenos Aires, distribuindo os clubes bairro a bairro. Até que ficou legal:


Sobre o mapa: clique aqui para vê-lo no tamanho original; o símbolo Þ mostra a localização exata do clube. Estas localizações são das sedes dos clubes, não dos estádios. Assim o San Lorenzo está apontado em Almagro e não em Nueva Pompeya, onde fica seu estádio.

Vocês devem ter percebido que alguns clubes estão fora dos seus bairros. Mas isso não é erro meu não. Os clubes são muito antigos e novos bairros foram criados, ou tiveram novas demarcações. Assim, alguns clubes que até mesmo tem o nome do bairro, não ficam mais nos seus bairros de origem. Casos como Defensores de Belgrano, Barracas Central, Liniers, entre outros.

Alguns clubes não tem estádio próprio em condições de jogo e fazem acordos com as prefeituras de partidos vizinhos, ou com outros clubes para jogarem. Times como: San Telmo, Deportivo Armênio, Deportivo Paraguayo, Estudiantes, Liniers, entre outros, jogam fora da cidade de Buenos Aires. Alguns até mesmo possuem estádio próprio fora da cidade de Buenos Aires. Como é o caso do Estudiantes, que tem o estádio no bairro Casero, em 3 de Febrero, partido vizinho a Villa Devoto, local da sede social do clube.

Pra fazer um comparativo e mostrar a dimensão dessa quantidade de clubes. Aqui vai uma mapa da cidade de São Paulo com seus clubes:


É brincadeira, 29 a 8 ! Clique aqui para vê-lo no tamanho original.

Nos próximos posts vou descrever com fotos as visitas que eu fiz aos clubes, muitas marcadas por curisodades interessantes. Mas de antemão vou dar umas dicas aqui para quem quiser conhecer Buenos Aires, ou até mesmo fazer essa tour pelos clubes. Mas só na Parte 2...

Abrazos!

Emerson

Nenhum comentário:

Postar um comentário